As melhores praias de Ubatuba e Ilhabela

Ubatuba, localizada a 234 quilômetros, integra o Circuito Litoral Norte Paulista.

Além dos turistas que visitam suas belas praias, atrai também observadores de pássaros. Colada à Mata Atlântica, Ubatuba possui 476 espécies de pássaros, catalogadas até 2006, incluídas as aves marinhas.

Curiosos do mundo inteiro têm-se deslocado para a região. Assim, o turismo deixa de ser sazonal, pois os pássaros estão à disposição durante o ano inteiro, ao contrário do calor indispensável, tão necessário aos banhistas.

Ubatuba, litoral de SP
Oitenta por cento da área do município está em área preservada pelo Parque Estadual da Serra do Mar, e ali estão mais de 100 praias e dez ilhas acolhedoras. Ideal, portanto, para a prática de esportes radicais, de aventura, ecológico e, agora, o ornitológico. Imponente, o sobradão do Porto, no centro de Ubatuba, atrai olhares curiosos. No último andar do edifício de três andares, toda a orla da cidade pode ser admirada.

-- Melhores praias para crianças em SP

Construído em 1846 para abrigar a família e os negócios do português Balthasar da Cunha Fortes, hoje tem importante missão: conservar as tradições caiçaras. Lá está instalada a sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

Perto da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundarte), o turista pode comprar pescados fresquinhos ou simplesmente fisgar o próprio peixe. Atrás da Rua dos Pescadores há um píer onde os entusiastas do esporte trocam mercadorias.

Para quem adora aventura e está em boa forma física, a Praia do Cedrinho é um bom desafio. Uma estrada íngreme leva ao local. São 15 minutos de carro e mais 30 minutos a pé, ladeira abaixo. 

Ideal para mergulho, as areias fofas convidam à reflexão. O repelente é indispensável, já que os ‘borrachudos’ não dão trégua. Localizada do lado norte da Ponta Grossa, tem outro acesso por trilha próxima ao Farol. É uma pequena e bela praia de tombo, de areia grossa e alva, muito procurada para mergulhos por causa de suas lajes submersas.


Ilhabela - SP

Ilhabela – Um simples passeio pela ciclovia à beira-mar, escunas, cachoeiras, trilhas, cafés e restaurantes no centro histórico fazem de Ilhabela o roteiro adequado para quem gosta de turismo de aventura ou ecoturismo. É o único município-arquipélago marinho brasileiro. 

Localizado no litoral norte do Estado de São Paulo, é formado por um conjunto de 12 ilhas, duas ilhotas e duas lajes. Por sinal, toda essa bela geografia é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

Além da Ilha de São Sebastião, destacam-se as de Vitória e Búzios. A de São Sebastião é a maior do litoral sudeste brasileiro, com 337 quilômetros quadrados de área. Algumas de suas características marcantes são os grandes pedaços de Mata Atlântica preservados.

O antigo edifício da cadeia e do fórum foi restaurado. Tombado em agosto de 2001, pelo Condephaat, o prédio da igreja matriz (Nossa Senhora d´Ajuda) e o antigo edifício da cadeia e fórum estão na Vila (centro histórico). 

-- Cidades românticas em SP
No canal de São Sebastião, as águas são calmas e propícias para banho e esportes náuticos. O local abriga 30 praias na região urbanizada da ilha, onde há boa infraestrutura e apoio ao turista – estacionamentos, bares, quiosques, hotéis, pousadas e restaurantes. 

De fácil acesso, as praias mais frequentadas são as da Armação, Siriúba, Viana, Pequeá, Portinho, Feiticeira, do Julião, Grande, do Curral e Veloso.

A Praia do Curral, com mais de 400 metros de extensão, é a mais procurada e agitada. Na Ponta das Canas, ao norte da ilha, estão as praias de difícil acesso: Praia de Pacuíba, Jabaquara, Praia da Fome e a Praia do Poço. 

Pacuíba e Jabaquara podem ser alcançadas por estrada de terra. Já o acesso às praias da Fome e do Poço é feito somente por mar. Para os adeptos do mergulho, toda a área é atraente. 

-- Aplicativo para montar roteiros de viagem em SP

O acesso à Praia de Castelhanos – a mais extensa – pode ser feito por uma estrada de terra em veículos 4×4. Percorrer as trilhas que levam às praias Mansa, Vermelha e da Figueira é muito agradável: há muitas cachoeiras pelo caminho. 

Por fim, a Praia do Bonete é o local ideal para quem gosta de emoção e ótima para surfe.

Nenhum comentário