Andar de Metro em São Paulo: pontos turísticos

Metrô é uma boa opção para conhecer a cidade de São Paulo.

Veja o roteiro de atrações que ficam nas proximidades das estações e faça sua escolha!
O Metrô de São Paulo é uma boa opção para aqueles que ficam na capital durante as férias e feriados e querem conhecer um pouco mais a cidade, principalmente nos finais de semana.

-- Lugares para viajar em SP

Linha Verde do metrô, em São Paulo - SP
Ao utilizar o Metrô, o usuário verá que muitos pontos turísticos, de lazer, cultura e de compras, estão localizados ao lado ou nas imediações das estações.
O Metrô de São Paulo, que completou 40 anos de fundação e no próximo mês de setembro chega aos 34 anos de operação comercial, conta atualmente com uma rede de 61,3 quilômetros e 55 estações, distribuídas pelas linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze).
O Memorial da América Latina, na Barra Funda, o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, na Avenida Paulista, e os shoppings Santa Cruz, Tatuapé I e Tatuapé II estão situados junto a estações do Metrô.
O acesso a outros pontos, como o Museu do Ipiranga, o Zoológico e o Simba Safari é facilitado pelo sistema de integração com os ônibus.

-- Dicas e cuidados na hora de viajar
Com apenas algumas passagens, as pessoas podem criar um roteiro diversificado e bastante interessante. A seguir, algumas sugestões para a elaboração desse eventual roteiro:
Linha 1 – Azul
Perto da estação Armênia está localizado o Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla (SPTrans).

Nas proximidades das estações Tiradentes e Luz estão localizados o Museu da Arte Sacra, a Pinacoteca do Estado e a Estação Pinacoteca.

Na estação Luz, que tem ao seu lado o Museu da Língua Portuguesa, as pessoas podem chegar com facilidade ao Parque da Luz e à rua José Paulino, conhecido centro de comercialização de roupas.
Na estação São Bento, o visitante poderá conhecer o Mosteiro de São Bento. Além disso, a estação São Bento do Metrô dispõe de um acesso direto (Ladeira Porto Geral) para a rua 25 de Março,  maior centro de compras popular do país, e para o Mercado Municipal.
No bairro oriental da Liberdade, duas atrações: o Museu da Imigração Japonesa (rua São Joaquim, 381) fica próximo da unidade São Joaquim; e a estação Liberdade é a melhor opção para se chegar ao centro do bairro turístico. Nos finais de semana, a praça da Liberdade recebe, há décadas, a tradicional Feira de Artesanato.
Seguindo pela Linha 1 em direção ao Sul, o usuário chegará ao Centro Cultural São Paulo, que fica ao lado da estação Vergueiro e conta com um acesso externo destinado a pessoas com dificuldade de locomoção.
Linha 2 – Verde
No trecho central, compreendido entre as estações Paraíso e Consolação, além da Avenida Paulista – símbolo da cidade -, o visitante poderá chegar ao Museu de Arte de São Paulo (MASP) e ao centenário Parque Tenente Siqueira Campos, o Trianon, que fica bem pertinho da estação Trianon-Masp.
A Casa das Rosas e o Instituto Itaú Cultural também são opções interessantes e podem ser facilmente acessados pela estação Brigadeiro.
O Aquário de São Paulo, próximo da estação Imigrantes, oferece diversos aquários temáticos com espécies raras da fauna brasileira, com sonorização ambiente que simula a floresta amazônica.
Linha 3 – Vermelha
O Memorial da América Latina fica ao lado da estação Palmeiras/Barra Funda; o Teatro Municipal e a atual sede da Prefeitura da Capital, junto à estação Anhangabaú; a Casa das Retortas (da antiga Companhia Paulista de Serviços de Gás), perto da estação Pedro II; e o Memorial do Imigrante (rua Visconde de Parnaíba, 1316) nas proximidades da estação Bresser.
A estação Sé, que faz interligação das linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha, também tem suas atrações: a fonte d´água da praça (construída e mantida pelo Metrô desde a construção da estação), a Catedral da Sé, o Pátio do Colégio, o Museu José Bonifácio, etc.
Linha 5 – Lilás
Na estação Capão Redondo, de segunda a sábado, com a utilização da integração gratuita com ônibus intermunicipal, é possível chegar ao Embu das Artes, onde ocorre uma feira de artesanato. Ao desembarcar na estação Giovanni Gronchi, também com a utilização da integração com ônibus, o visitante terá acesso ao Palácio dos Bandeirantes.
-- O que fazer em Embu das Artes

Na estação Santo Amaro, a atração é a arquitetura, sustentada por potentes cabos de aço (estais) sobre o rio Pinheiros. Nessa unidade, o usuário poderá ainda se integrar gratuitamente, com a Linha 9 – Esmeralda da CPTM, que percorre a marginal Pinheiros de Osasco ao Grajaú.
O Metrô de São Paulo transporta diariamente cerca de 3,3 milhões de passageiros. Nos finais de semana, o movimento é 40% menor aos sábados e 60% aos domingos.

O horário de funcionamento é das 4h40 à meia-noite. A linha 5-Lilás, que interliga o Capão Redondo ao Largo Treze, no centro de Santo Amaro, não abre aos domingos nem em feriados.
Pontos turísticos em destaque:
Pinacoteca

Com 1.200 obras em exposição permanente, o local é considerado o museu de artes plásticas mais antigo da cidade. Aqueles que passarem por seus corredores irão encontrar trabalhos de grandes artistas, como Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret e Tarsila do Amaral.

O museu fica próximo da Estação da Luz (acesso pela Linha 1- Azul do Metrô e linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM).
Funcionamento: Terça a domingo, das 10 às 17h30.
Mais informações: www.pinacoteca.org.br
Memorial da América Latina

Projetado por Oscar Niemeyer, o ambiente busca promover manifestações artísticas e científicas do universo latino-americano. Na sua programação, o público pode conferir apresentações de dança, exposições, música, palestras, teatro, atrações para especial para as crianças, mostra de vídeos e sessões de cinema.

O memorial é do lado da Estação Barra Funda (acesso pela Linha 3-Vermelha do Metrô e Linha 8-Diamante da CPTM).
Funcionamento: Terça a domingo, das 9 às 18 horas.
Mais informações: www.memorial.sp.gov.br
Sala São Paulo

Desde 1999, o Complexo Cultural Júlio Prestes abriga a Sala São Paulo. Com a melhor acústica da América Latina, o espaço recebe apresentações de música, especialmente a sinfônica, premiações, solenidades e espetáculos.

O local fica anexo à Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante da CPTM).
Mais informações: www.salasaopaulo.art.br

Nenhum comentário