O que fazer em Socorro-SP?

Socorro é uma das cidades mais visitadas de SP e o principal destino de aventura do Brasil. Além dos esportes radicais, o município oferece artesanato, águas medicinais e roteiros pra lá de interessantes.
Se você gosta de esportes radicais, como rafting, bóia-cross, canyoning, trilhas, asa delta ou mountain biking, Socorro-SP é a cidade certa para o seu final de semana. Mas se você não curte muito essa coisa de adrenalina, e prefere algo mais calmo, como feiras de artesanato e passeios românticos por lugares históricos, Socorro também é um dos melhores destinos do interior de SP.
Transitando pelos dois pólos, a cidade turística oferece dezenas de opções de divertimento para os visitantes. O principal, ou pelo menos o que dá fama à cidade, sem dúvida são os esportes. Indicada pelo Ministério do Turismo como o principal destino de aventura especial do País, é lá onde são realizadas diversas atividades esportivas, que inclusive possuem adaptações especiais para que pessoas portadoras de deficiência também possam se divertir.

Os hotéis, restaurantes, pousadas, farmácias, parques e o comércio local são adequados às normas de acessibilidade. Por isso, Socorro tornou-se referência para outros pólos turísticos fora do Estado de São Paulo por conta da acessibilidade.

Onde ficar? Pesquise promoções em hotéis e pousadas

***

O que fazer em Socorro?

Socorro-SP, a cidade onde ainda se vive | Sérgio Luiz Jorge
No Parque dos Sonhos, o turista pode realizar 14 diferentes tipos de atividades de ecoturismo e esportes de aventura. O destaque é para uma tirolesa de um quilômetro de extensão, recorde nacional. Lá também há cachoeiras, trilhas, grutas, animais e até mesmo uma praia de água doce. E para quem quiser ficar um pouco mais, é possível se hospedar no Hotel Fazenda do Parque.
No Rio do Peixe e nas cachoeiras, pratica-se rafting, aqua-ride, canoagem e cachoeirismo. Se o turista resolver fazer escalada ou trekking para subir as montanhas, dá para fazer o caminho de volta de rapel ou de asa delta, aumentando a emoção do passeio. 

Há ainda mountain biking, motocross e trilhas com jeep. Para os mais tradicionais, há sempre muitas trilhas e cavernas mais “ligths” para serem exploradas.
Mesmo sem aventura, Socorro-SP não deixa a desejar. Na cidade há muitos pontos turísticos que merecem ser conferidos.
Os casarões históricos são um capítulo à parte. Construídos entre 1892 e 1914, foram cenário de diversos eventos sociais do município. Foi num deles, inclusive, que, diz a lenda, o ex-governador Carvalho Pinto foi gerado. Agora, de certeza mesmo, foi a visita do Presidente do Estado, Albuquerque Lins, que se hospedou no Palacete da Cultura, onde foi necessária a construção do primeiro banheiro em Socorro para atender tão ilustre visita, em 1909.
No Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz, o visitante pode conhecer a história da cidade, através do acervo de 900 peças, entre fotos e objetos. O prédio é o primeiro sobrado socorrense e foi construído em 1881. Vale também uma visita ao  Palácio das Águias, no Paço Municipal. Fundado em 1936, com inspiração no Palácio do Catete – onde, na época, funcionava o Governo Federal, no Rio de Janeiro – a edificação socorrense abriga a Prefeitura e é vizinho de um outra construção famosa do município, o “prédio dos 40”, o primeiro “espigão” da cidade. O curioso nome se deve ao fato de possuir 40 apartamentos e 40 proprietários.
A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro marca o local onde foi rezada a primeira missa da cidade e leva o nome da padroeira do município. Foi construída no mesmo ponto em que ficava uma capela que desabou, em 1924. Também não pode deixar de conhecer o Mirante de Cristo, com acesso próximo ao portal da cidade, com uma vista panorâmica de Socorro e das montanhas.
Socorro-SP é também um paraíso de compras, então prepare o bolso. São muitas opções de lojas a preços acessíveis, o que torna quase impossível sair de lá sem levar pelo menos uma lembrancinha. Além disso, dá para comprar diretamente nas fábricas ou na feira permanente de malhas, tricô e artesanato.


Lojas de fábrica no interior de SP

50 lojas de fábrica com produtos femininos, masculinos e infantis, entre calçados, lingerie e acessórios | Sérgio Luiz Jorge

Os principais pólos de compra são a Feira Permanente de Malhas, localizada próximo ao portal da cidade com saída para Lindóia; o Moda Shopping, o primeiro Shopping de Malhas do Circuito das Águas Paulistas, além das ruas centrais da cidade, que se destacam pela grande quantidade de lojas dos mais variados segmentos, desde os produtos das confecções locais até as lojas de móveis e eletrodomésticos.
Depois de fazer as compras ou praticar algum esporte radical, vale a pena passar em um dos balneários da cidade para relaxar. Aproveite a sauna, o banho imersão, de espuma, a ducha escocesa… 

O melhor de tudo é que as águas da cidade são medicinais: se radioativa, melhora o tônus corporal; a hipotensora ajuda a baixar a pressão arterial e a melhorar os sintomas de tonturas e dores leves de cabeça; a diurética ajuda a aumentar o volume urinário, beneficiando rins e bexiga; a uricolítica ajuda a dissolver e eliminar o ácido úrico e os cálculos renais, diminuindo as dores reumáticas. É recomendável também para doenças crônicas de pele tipo alérgicas, diabetes, infecções intestinais e afecções ginecológicas.

Turismo de Aventura no interior de SP

***

Como chegar em Socorro-SP?



Para chegar a Socorro, cidade distante a 132 quilômetros da capital, pegue a Fernão Dias até Bragança Paulista, seguindo para Socorro pela Rodovia Capitão Barduíno.

É possível utilizar também a Via Anhanguera ou Bandeirantes até Jundiaí, ir sentido Itatiba, depois Bragança Paulista e então Socorro.

Nenhum comentário