O que fazer em São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga é uma das cidades turísticas de SP mais charmosas para se conhecer. O roteiro ainda pode incluir um passeio pelas praias do litoral norte de SP, pois a cidade fica entre o interior e o litoral. 

A cidadezinha do interior integra o sagrado e o profano -- festas religiosas, carnaval de rua, música, folclore, eventos culturais, réveillon e esportes radicais são algumas das atrações de São Luiz do Paraitinga.
Do nome indígena “Parahytinga” (águas claras, da língua Tupi Guarani), São Luiz do Paraitinga é uma das cidades mais fascinantes do Estado de São Paulo, quiçá do Brasil. 

A pequena cidade localizada a 175 km da capital, na Serra do Mar, entre a cidade litorânea de Ubatuba e a terra natal do escritor Monteiro Lobato (Taubaté), fascina seus visitantes pela beleza do conjunto arquitetônico, engendrado entre os séculos XIX e XX, e tombado pelo governo paulista para preservá-lo integralmente para as gerações futuras.
São Luiz do Paraitinga, cidade de tradição folclórica e musical, é a terra do músico e compositor Elpídio Santos (que, entre outras coisas, musicava os filmes do seu amigo Mazzaropi) e do insigne sanitarista Oswaldo Cruz (em uma casa construída no ano de 1834 na cidade, hoje há um museu sobre sua vida, que também é um centro cultural) a música, as festas religiosas e o folclore são as marcas distintivas da cidade.

-- O que fazer em Cunha (80 km de distância de São Luiz do Paraitinga)


Praça central de São Luiz do Paraitinga | CC


O que fazer em São Luiz do Paraitinga

Um dos símbolos de São Luiz do Paraitinga são os casarões antigos, que em sua maioria são tombados pelo CONDEPHAAT. Entre os destaques está a casa onde nasceu o cientista Dr. Oswaldo Cruz, construída em 1.835.

Ainda no centro da cidade, está localizada a Igreja Matriz, dedicada a São Luís de Tolosa. A construção, do século XIX, é um dos principais pontos turísticos religiosos da região e atualmente encontra-se em processo de reconstrução.
Carnaval de rua no interior de SP
O carnaval de São Luiz do Paraitinga é um dos melhores carnavais de rua do país. Amplamente conhecida na região do Vale do Paraíba, essa é uma das festas mais tradicionais da cidade, pois é toda baseada em um vasto e rico repertório de marchinhas carnavalescas, produzidas e cantadas pela população local, além dos tradicionais blocos e trios elétricos que alegram os foliões anualmente.

Onde ficar? Pesquise hotéis e pousadas em São Luiz do Paraitinga


Conjunto Histórico e Paisagístico de São Luis do Paraitinga | Carlos Alkmin
Festas populares no interior de SP

O folclore de São Luiz do Paraitinga mistura influências culturais dos escravos com os rituais cristãos. A Festa do Divino, realizada anualmente 50 dias após a Páscoa, no dia de Pentecostes, é formada por apresentações de grupos de moçambiques, jongo e congadas intercaladas com procissões, rezas e missas.

Leia também: Festa do Divino em Mogi das Cruzes

***
Cachoeiras e esportes radicais: o contato com a natureza

Partindo para a área natural, o turista encontra na Pedra do Corcovado, um visual deslumbrante. O trajeto, de difícil acesso, é cercado por várias cachoeiras e piscinas naturais. Quando se chega ao topo, é possível observar as praias de Ubatuba e Caraguatatuba.
Privilegiada por uma natureza exuberante que cerca a cidade, São Luiz do Paraitinga oferece aos seus visitantes ótimos passeios. Na Trilha das Sete Cachoeiras é possível visitar a Cachoeira das Bromélias e a Cachoeira do Arco-íris; ambas são excelentes para os banhistas, em razão das águas não serem fortes e a facilidade no acesso.
A cidade também dispõe de empresas e agências de turismo especializadas em passeios turísticos e esportes radicais, sendo possível praticar rafting no rio Paraibuna, trilhas a pé e de mountain bike pela região, entre outras atividades.

***
Feira Literária Paraitinga e a Festa do Saci: a cultura para a criançada
Geralmente em outibro ocorre a Feira Literária Paraitinga (FLIPA). O evento acontece na Praça Dr. Oswaldo Cruz, no centro da cidade, das 9 às 19 horas. (confira a programação aqui). A feira traz contações de histórias, música, oficinas pedagógicas e lançamentos de livros.
Reforçando a vocação da cidade para o incentivo da manutenção do folclore popular brasileiro, durante os meses de outubro e novembro ocorre na cidade a Festa do Saci e seus Amigos, uma série de festividades e espetáculos em torno da mítica figura do Saci.

*

Como chegar em São Luiz do Paraitinga

Nenhum comentário