O que fazer em Santa Rita do Passa Quatro?

Santa Rita do Passa Quatro é uma cidade bonita do interior de SP, pertinho do Sul de MG. A cidade fica próxima cerca de uma hora de carro de São Carlos. De São Paulo são 250 km, aproximadamente 2 horas de viagem. 

A pacata cidade reúne paisagens encantadoras e algumas cachoeiras, das quais destacamos a Cachoeira Três Quedas.

Santa Rita do Passa Quatro é a típica cidadezinha do interior que atrai turistas que buscam um momento de paz envolto a belos cenários. O município traz como destaque o famoso Morro do Itatiaia e a Cachoeira Três Quedas.
Dica de viagem: O que fazer em Taubaté

O que fazer em Santa Rita do Passa Quatro?

O passeio pode começar nas alturas fazendo a trilha até o Morro do Itatiaia que mede 970 metros, sendo local onde o legal para saltar de asa delta e parapente.

Um dos pontos turísticos do moro é a imagem de 22 metros do Cristo Redentor que abençoa a cidade e possibilita uma ótima visão do entorno.
Outro destaque para motoqueiros e amantes de viagem de aventura pelo interior de SP, é o Deserto do Alemão. O local é uma formação natural provocada por uma grande erosão, com depósitos de água doce e dunas que possibilitam a prática de motocross.
Agora se a intenção é apenas uma viagem para relaxar, uma boa opção é conhecer a Cachoeira Três Quedas. As águas do córrego Passa Quatro percorrem a cachoeira formando um belo cenário natural. Do local ainda é possível observar as ruínas da Casa de Força, a primeira hidroelétrica da região.

Ou ainda a Cachoeira São Valentim, famosa pela sua queda livre de 80 m e fica dentro do Patrimônio Arquitetônico Usina São Valentim, à margem do Rio Claro.

Jequitiba rosa gigante com mais de 3 mil anos | CC
Já no Parque Estadual de Vassununga, o visitante tem a chance de ver a reserva florestal onde se encontra uma das maiores quantidades de jequitibás rosa do mundo. Um dos exemplares, com mais de 3 mil anos, passa dos 40 metros.
Percorrendo a parte histórica, Santa Rita do Passa Quatro abriga o Museu Histórico Zequinha de Abreu. O local, que funcionava como estação ferroviária, hoje reúne discos, letras de músicas, móveis e instrumentos musicais do famoso autor de “Tico-Tico no Fubá”, sucesso na voz de Carmen Miranda na década de 30.
Outra construção que merece destaque é a Igreja Matriz Santa Rita de Cássia com seu estilo neogótico. Possui um vasto acervo artístico e chama bastante a atenção dos turistas os 40 vitrais coloridos e a pintura concebida pelo artista Nicolau José Biagimi.

Roteiro pelo interior: O que fazer em Botucatu?

*

Como chegar em Santa Rita do Passa Quatro?


*
Curiosidade
Assim como boa parte das cidades do interior paulista, Santa Rita do Passa Quatro se desenvolveu por meio das lavouras de café. Com isso, a cidade recebeu um grande número de imigrantes italianos.
Dentre os imigrantes, estava o casal Ettore e Michelina Mezenga, que inspiraram personagens da novela “O Rei do Gado”.

Nenhum comentário