O que fazer em Ribeirão Preto: bares, roteiros históricos e trilhas com cachoeiras

Ribeirão Preto é uma cidade do interior, mas com muitas coisas legais para fazer. Uma viagem por SP que abrange roteiros históricos, turismo religioso e intervalos para o deleite. 

Por este e outros motivos, Ribeirão Preto é um ótimo destino para viagens em SP. A cidade, com mais de meio milhão de habitantes, tem opções para quem viaja com a família, com crianças ou sozinho

Pesquisar hotéis e pousadas em Ribeirão Preto

Cidade de Ribeirão Preto, dica de viagem barata no Brasil | CC

O que fazer em Ribeirão Preto?

Localizada a pouco mais de 300 km de SP, Ribeirão Preto é famosa pela grande quantidade de bares, restaurantes e casas de show que agitam as noites da região, trazendo muita gente de municípios vizinhos, como Sertãozinho e Jaboticabal.
Confira no TripAdvisor as melhores dicas de bares em Ribeirão Preto para casais, solteiros, jovens e adultos.

Mas a cidade grande do interior não atrai só os baladeiros de plantão. Ribeirão Preto transformou a região no maior produtor de grãos na virada do século XIX e como herança dos tempos dos barões, o município também atrai apreciadores dessa história.
O Teatro Pedro II, por exemplo, foi construído em 1930, como símbolo de poder da sociedade cafeeira. Inspirado nas casas de shows da Europa, o teatro é o segundo maior em capacidade de público do país. Ele é palco de shows, concertos sinfônicos, peças teatrais, apresentações de dança e espetáculos de ópera. Confira a programação da casa.

O Museu do Café coronel Francisco Schmidt é outro lugar onde os turistas podem conhecer melhor a história da cidade. Os visitantes encontram um vasto acervo com objetos e documentos do século XIX, como esculturas, carros de boi e fotos do período.
Quem quiser ter contato com a natureza, o Parque Curupira é um destino agradável ideal para passeios em família no interior de SP e com amigos. O parque, considerado como maior área de lazer da cidade, tem cachoeiras bonitas, trilhas, lagos, praça de eventos e uma grande variedades de aves e mamíferos.

O Parque Municipal Morro de São Bento também é uma boa ótima opção. Ele foi criado com o objetivo de proteger a vegetação do Morro de São Bento e é reconhecido como um parque urbano por se localizar próximo da região central da cidade.
A viagem pode ficar ainda mais atraente com um passeio pelo Mercado Municipal. O consumidor encontra uma grande diversidade de alimentos e artigos religiosos distribuídos por quase 150 boxes.

Quem caminhar pela Praça das Bandeiras aos finais de semana também não vai se arrepender. A Feira de Arte e Artesanato reúne dezenas de artesãos que expõem e vendem produtos em couro, cerâmica, metal, vidro, louça, porcelana, tecidos e flores desidratadas.

Dica de viagem: O que fazer em Barretos
A religião também é inspiração para bons passeios na cidade, com destaque para a Catedral de Ribeirão Preto e o Santuário das Sete Capelas. Construída por monges beneditinos, as sete capelas são dedicadas a padroeiros diferentes: Nossa Senhora das Graças, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, São Jorge, Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro e da Escadaria e Capela da Penitência. Todas as capelas têm um formato de semicírculo, com a fachada voltada para o centro.
Já a Catedral de Ribeirão Preto é um dos pontos turísticos mais visitados do município. Sua arquitetura possui linhas góticas e neoclássicas e o interior da igreja se diferencia pelos vitrais coloridos e pelas telas pintadas por Benedito Calixto. O arquiteto responsável pela construção da igreja foi o italiano Emilio Fagani, que faleceu antes da catedral ser inaugurada, em 1905.

*

Como chegar em Ribeirão Preto



A viagem de São Paulo a Ribeirão Preto dura cerca de quatro horas. Para chegar à cidade, vá pela Rodovia dos Bandeirantes.

Após percorrer 90 quilômetros, siga pela SP-330 (Rodovia Anhanguera). Depois de percorrer 202 quilômetros vire à direita para pegar a Avenida Dr. Celso Charuri e você estará em Ribeirão Preto.

Nenhum comentário