O que fazer em Ribeirão Pires-SP?

Conhecida pelo Festival do Chocolate, a estância turística de Ribeirão Pires também tem festa religiosa e meia-maratona, ou seja, programação para todos os tipos e gostos.
Localizada a 40 km de São Paulo, Ribeirão Pires tem suas águas e territórios protegidos pela Lei de Mananciais, o que permite uma relação saudável entre a vida urbana com a Mata Atlântica. 


A cidade turística é sinônimo de belezas naturais e de vasta programação cultural. Dentre as atrações estão pesqueiros, chácaras, mirantes, parques, centros hípicos, igrejas, feira de artesanatos e os mais diversos eventos que ocorrem durante todo o ano.


***

O que fazer em Ribeirão Pires?

Vila Doce, onde acontece o Festival do Chocolate, em Ribeirão Pires-SP | Sérgio Luiz Jorge

O Festival do Chocolate, por exemplo, costuma reunir centenas de turistas no centro histórico da cidade em julho, no inverno. A programação do evento é regada a grandes atrações musicais e gastronomia de inverno, oferecidas em aconchegantes chalés. A festa projetou a cidade e já se tornou referência na região.
Outro festival que arrasta os visitantes é a Festa do Pilar. O evento religioso é o mais tradicional da cidade. Durante o mês de maio, a Igreja do Pilar costuma receber apresentações folclóricas, shows, exposições de artesanato e comida típica da região. Os visitantes também participam de procissão e missa campal.
A Meia-Maratona Trilheira de Ribeirão Pires também movimenta a cidade. Desde 2001, os participantes vão para as ruas e percorrem mais de 20 km de trechos urbanos, trilhas e estradas de terra. Quase todo o percurso possui traços da Mata Atlântica, o que torna a prática esportiva muito mais gostosa e saudável.
Outro ponto turístico em Ribeirão Pires são os parques da cidade. O Pérola da Serra, com estilo colonial de influência mexicana, é o lugar ideal para quem quer passear, caminhar e se divertir. Quem curte esportes de aventura pode fazer rapel, pontes suspensas e o circuito de arborismo, a nove metros do chão. 
Jardim japonês em Ribeirão Pires | Sérgio Luiz Jorge

Já o Parque Milton Marinho de Moraes, proporciona ao visitante uma linda vista da Represa Billings e da Mata Atlântica , o que atrai diversos tipos de aves para o local. Além disso, o parque possui área de recreação, churrasqueiras e quiosques.
Entre um parque e outro, o visitante pode fazer um passeio romântico ao mirante de Santo Antônio. Ele fica a mais de 800 metros de altitude e é um dos principais pontos turístico da cidade. No alto do morro, há uma estátua de São José e uma linda capela inspirada na arquitetura colonial. 

Outro lugar que rende belas fotos é a Pedra do Elefante. Esse é o ponto mais alto da cidade perto de SP e também permite uma vista panorâmica, em 360º. Para chegar até lá, o visitante precisa encarar uma trilha de uma hora e trinta minutos, cercada pela Mata Atlântica. O lugar também é utilizado para prática de rapel e escalada.
Outro esporte radical que faz sucesso na cidade é a Trilha do Cachorro Louco, perto da cidade histórica de Paranapiacaba. Os jipeiros de plantão percorrem uma trilha difícil indicada para carros fortes e preferencialmente com guincho. Os aventureiros não podem ter medo de se sujarem, eles precisam estar preparados para encarar muito lama.

Viagem em SP: cidades turísticas perto da capital

*

Como chegar em Ribeirão Pires?


Para chegar ao município e curtir todas as atrações culturais e belezas naturais, o visitante tem a opção de ir pela Via Anchieta ou pela Avenida dos Estados, saindo da capital paulista.

Nenhum comentário