O que fazer em Pedreira-SP, a cidade das porcelanas

Se Cunha-SP, entre as serras da Bocaina, Mantiqueira e do Mar, é a capital das cerâmicas, Pedreira, cidade próxima de Campinas, é considerada a capital das porcelanas.

Localizada na Serra da Mantiqueira, a 133 km de SP, a pacata cidade guarda aconchego e tranquilidade, além de traços históricos e belas paisagens, recortadas pelo Rio Jaguari.
A cidade das porcelanas proporciona ao turista passeios românticos e agradáveis, curtindo o ambiente rural, bem pertinho de São Paulo.
Uma dica de roteiro é começar pela Praça Ângelo Ferrari. O local é muito arborizado e abriga monumentos de personagens históricos do município.
Outro ponto turístico onde é possível aprender mais sobre a origem da cidade é o Museu Histórico e da Porcelana. Instalado em antigo sobrado do final do século XIX, seu acervo retrata aspectos da fundação, imigração italiana, ferrovia, saúde, cultura, entre outros.

O que mais sobressai são as fotografias, mobílias e peças de porcelanas, que começaram a ser produzidas em 1914 com a instalação da Fábrica de Louças Santa Rita, dos irmãos Ângelo e Antonio Rizzi.

A religião também é um item muito presente, um exemplo é a bela Igreja Matriz de Santana. Em estilo gótico, a construção é datada do século XIX e possui na fachada, vitrais que retratam passagens bíblicas e a Capela do Santíssimo, sendo que os afrescos foram pintados por artistas plásticos da cidade.

Holambra fica a apenas 25 km de Pedreira-SP | Divulgação
***

Lugares para passear com as crianças

Já no Zoo-Bosque Municipal Adolfo Lenzi, há dois diferentes atrativos para quem viaja com crianças e filhos pequenos. Além de ser um grande bosque repleto de árvores e trilhas, o local também abriga um zoológico com animais silvestres, como a onça pintada, símbolo da fauna brasileira.
Continuando as atividades em meio à natureza, em Pedreira é possível cavalgar ou mesmo tentar a sorte numa pescaria. São vários os locais que proporcionam agradáveis momentos na companhia da família e amigos.
Já o complexo turístico do Morro do Cristo, proporciona ao visitante uma visão panorâmica com mirante para a cidade. O local retrata as 14 Estações da Via–Sacra, em azulejos pintados à mão, representando os passos de Jesus a caminho do Calvário.

Cidade próximas: O que fazer em Campinas

*

Como chegar em Pedreira-SP?

Nenhum comentário