O que fazer em Monteiro Lobato, a cidade do Sítio do Pica Pau Amarelo

Um destino barato para viagem de férias com as crianças pequenas em julho, janeiro ou dezembro, é a pequena cidade de Monteiro Lobato, próxima ao Sul de MG. 

O contato com a natureza e a cultura popular brasileira é o ponto alto desta pacata cidade do Vale do Paraíba. Foi lá que o escritor Monteiro Lobato iniciou sua carreira literária. Além disso, a cidade turística perto de MG possui diversas atrações naturais.

Cercada pela Serra da Mantiqueira, com ar de tranquilidade e muitas cachoeiras para distrair o olhar, Monteiro Lobato é o nome deste município que já foi parte de São José dos Campos, mas 1948 foi emancipado.

O que fazer em Monteiro Lobato?

Sítio do Pica Pau Amarelo, a Fazenda do Visconde, em Monteiro Lobato | Acervo Prefeitura

A pequena cidade surgiu no auge da cafeicultura do Vale do Paraíba e por isso guarda vestígios da arquitetura colonial em grandes casarões.

Reserva também outras surpresas como jardins que abrigam árvores centenárias, a exemplo da Sibipiruna, uma espécie em extinção, mas presente em todas as ruas do município. O acesso é feito pela rodovia SP-050 em direção ao Sul de Minas Gerais.

O Sítio do Pica Pau Amarelo

José Bento Monteiro Lobato iniciou sua carreira literária na fazenda do Buquira, que depois passou a se chamar Fazenda do Visconde e então se tornou o Sítio do Pica-Pau Amarelo, que atrai grande número de turistas e é o maior patrimônio da cidade. O Sítio do Pica-Pau Amarelo foi local de inspiração de personagens como Jeca Tatu, Emília e Visconde de Sabugosa.

***

Cachoeiras do interior

A natureza do município ainda abriga belíssimas cachoeiras que recortam vales e montanhas, como a Cachoeira da Mata do Farias e a Cachoeira do Zé Maria.

O Mirante das Antenas, a 874 metros de altitude e distante 3,5 Km do centro, é um ponto privilegiado de observação. De lá avista-se não só a cidade, como o Vale do Paraíba e suas aglomerações urbanas.

*

Como chegar em Monteiro Lobato?

Nenhum comentário