O que fazer em Itatinga-SP?

Conheça Itatinga e curta as riquezas naturais do sul de SP -- Cachoeiras, rios, e um dos mais antigos hortos florestais do país podem ser visitados na cidade turística. A 221 km de São Paulo, Itatinga é conhecida pela sua formação rochosa e pelas belas cachoeiras.
Para quem ama a natureza e deseja fugir da agitação paulistana, uma ótima alternativa para viajar no final de semana bem pertinho da capital, para curtir as riquezas naturais do Estado, é da cidadezinha de Itatinga, no interior paulista.

-- Cidades turísticas e românticas em SP

***

O que fazer em Itatinga?

Igreja Matriz de São João Batista | Paulo Li
Uma das igrejas mais queridas da cidade, conta com uma das estruturas mais conservadas e tem em seu interior belas imagens de santos. É o ponto favorito dos religiosos que visitam a região.
Para os aventureiros do interior de SP, a cachoeira do Lobo é a mais famosa da cidade. O local é bastante procurada por moradores e turistas que desejam tomar um banho refrescante e admirar a beleza da natureza local. 

Outra opção para os visitantes é a Estação Ambiental da ESALQ, um dos Hortos Florestais mais antigos do país e bastante conhecido por estar no centro da floresta de eucaliptos, plantada na cidade desde a década de 40.
O espaço é bastante visitado por famílias que desejam um passeio aos finais de semana. Ele conta com quiosques de madeira, lago com gansos e patos e uma trilha destinada aos para ciclistas. O horto é administrado pela USP (Universidade de São Paulo) por meio da ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).
Passam pela cidade os rios Novo, das Pedras, Bonito, Tamanduá, Pardo, Santo Inácio, dos Veados, do Meio e o Paranapanema. E é no rio Paranapanema que fica o Recanto dos Cambarás, outro importante ponto turístico da cidade.

Balsa Itatinga – Paranapa Represa Jurum - Itatinga / SP| Paulo Li
A balsa que faz a ligação dos municípios de Itatinga e Paranapanema se destaca como uma das que tem a vista mais bonita da região, além de conhecer a cidade vizinha conta com muita flora para apreciação. Serviços: transporte de veículos de pequeno a grande porte entre os municípios. Tempo de travessia: 15 a 20 minutos.

A cidade de Itatinga nasceu no início do século passado e recebeu este nome devido a sua formação rochosa de cor branca, pois “Ita-Tinga” significa “Pedra-Branca” em tupi-guarani. O município era um pequeno povoado de Avaré, hoje possui 17 mil habitantes e pertence à região de Sorocaba, uma das mais prósperas do país.

Nenhum comentário