O que fazer em Cunha-SP, um lugar para relaxar

Cunha é o refúgio certo para quem quer descansar. Cercada por duas reservas florestais, é uma das melhores cidades para relaxar em SP. Uma estância climática para aqueles que gostam de curtir a natureza em paz.

Localizada no Alto Paraíba, a cidade turística de Cunha, no interior do estado, próximo com a divisa com o Rio de Janeiro, é abastada de ampla área verde, com colinas e montanhas aninhadas entre as serras do Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar.

Cunha é um dos melhores lugares para relaxar em SP | CC

O que fazer em Cunha-SP

Para quem é católico e gosta de turismo religioso, uma das atrações turísticas da cidade é a Procissão de Corpus Christi. Os fiéis caminham sobre tapetes decorados com flores, serragem colorida e pó de café que cobrem e alegram as ruas da pequena cidade.
Ainda entre os pontos turísticos religiosos, destacamos a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Construída em 1731, é um exemplo do barroco paulista. Já a Igreja do Rosário e São Benedito, do final do século XVIII, foi feita para a utilização dos escravos e tombada pelo patrimônio histórico e cultural.

Aproveite a viagem em SP para descobrir também o artesanato local. Faça uma visita aos ateliês da cidade. A maioria deles ainda utiliza fornos alimentados com lenha de eucalipto. 

Cada cerâmica é uma peça única. A técnica raku, por exemplo, aquece a cerâmica a 100º C e, depois de resfriada em pó-de-serra e passada na água, faz surgir, a cada fornada, um modelo diferente de arte. O superaquecimento do verniz provoca rachaduras na pintura da cerâmica fazendo em cada peça uma forma de pintura única.
Uma dica de passeio para toda a família no interior de SP é a Casa do Artesão. Criada em 1988, abriga uma exposição permanente de artesanato regional. Lá, você encontra cerâmica, pintura, trançado, esculturas, bordados, além de deliciosos doces e compotas.

Há também opções de roteiros para quem gosta de natureza.

3 dicas de roteiros no interior:



***

Cachoeiras em SP

Cunha é cercada de montanhas e dispõe de vistas deslumbrantes da Serra do Mar. Tudo isso transforma a cidade turística em um dos melhores destinos para praticar ecoturismo em SP.

cunha-sp
Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Cunha | CC
As trilhas e cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Mar, por exemplo, encantam turistas e viajantes. No Núcleo Cunha (foto), os visitantes podem explorar a paisagem por meio de três diferentes trilhas, todas limpas, organizadas e preservadas: a trilha do Rio Paraibuna, a das Cachoeiras e a do Rio Bonito.
A trilha do Rio Paraibuna é auto-guiada e tem 1,7 km. Já a trilha do Rio Bonito só pode ser feita com guia credenciado e tem 7,6 km.
A cidade ainda tem a Trilha do Ouro, que percorre o caminho feito pelos escravos quando escoavam o ouro desde Minas Gerais até o porto de Paraty e o Pico da Macela – a 1.850 metros de altitude. O acesso é feito pela Rodovia Cunha – Paraty, no km 65.

São 5 km até o estacionamento onde o carro deve ser deixado. Depois, você vai encarar uma subida a pé de 2 km em pista de cimento. Do alto é possível avistar boa parte do litoral do Rio de Janeiro, como a cidade de Paraty, a baía da Ilha Grande e parte de Angra dos Reis.

O local não possui banheiros e nem serviço de alimentação – por isso, não deixe de levar garrafa de água, barras de cereais e frutas. Uma dica: não suba esse pico se o céu não estiver absolutamente claro e sem nuvens.
Já quem gosta de tomar banho de cachoeira opções não faltam. Localizada a 12 km do centro de Cunha, a Cachoeira do Desterro tem duas quedas d’água e uma piscina natural ótima para banho. O acesso é feito pela Estrada do Monjolo; são 2 km de estrada asfaltada e mais 7 km de estrada de terra.
Outra cachoeira na região de Cunha, em SP, é o mirante e Cachoeira do Pimenta, com altura de aproximadamente 70 metros. No local, encontra-se também o Museu de Energia e uma infra-estrutura de visitação com estacionamento, banheiros e lanchonete. 

Por fim, outras cachoeiras bonitas na região são as quedas de Jericó, Mato Dentro, Paraitinga e Mato Limpo.

***
Como chegar
Localizada a 218 quilômetros da Capital, Cunha-SP destaca-se pela área rural. Para chegar a cidade, pegue a via Dutra até a saída 65, em Guaratinguetá, que leva até o centro histórico de Cunha.

Nenhum comentário