O que fazer em Casa Branca: A Festa da Jabuticaba

O município de Casa Branca reúne a história envolta a traços açorianos. A cidade turística distante 277 km da capital é famosa pela Festa da Jabuticaba e as voçorocas.

Casa Branca é um belo exemplo de cidade do interior de SP que guarda traços açorianos em suas construções. O turista encontra no município vários atrativos culturais, naturais e históricos.


Logo na entrada da cidade, os visitantes encontram grande parte de seu calçamento em paralelepípedo, principalmente na região central, acabando-se por se tornar um dos charmes do município. 

Assim como o prédio da Escola Dr. Francisco Thomaz de Carvalho, construído no final da década de 20 e início da década de 30, que enriquece a Praça Dr. Carvalho

Turismo religioso no interior de SP


Por entre as construções em estilo açoriano, os olhares são levados a um dos maiores monumentos da fé da população, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores.  Concluída em 1889, em estilo Clássico Romano, é uma das mais belas. 

Já o Santuário Nossa Senhora do Desterro nasceu de uma pequena capela construída no final do século 19 e reconstruída várias vezes. No mês de agosto, o local recebe a festa em homenagem à santa.

***

Na viagem, o turista tem a chance de aprender sobre o passado de Casa Branca e do Brasil, uma vez que a cidade foi palco de importantes fatos como a Guerra do Paraguai e a passagem de D. Pedro II para inauguração da Estrada de Ferro Mogiana

No Museu Histórico e Pedagógico Alfredo e Afonso de Taunay, o turista pode conferir objetos, armamentos e fardamentos usados na Revolução Constitucionalista de 1932. 

Os visitantes se deparam na parte natural com as voçorocas. O nome pode parecer estranho, mas trata-se de um terreno que sofre imensa erosão, formando-se crateras no solo. O aspecto é semelhante aos canyons norte-americanos e é possível fazer caminhada dentro dos vales e visualizar o colorido dos barrancos, através das cores variadas das argilas.

***

Festa da Jabuticaba em Casa Branca - SP

Pomares de Jabuticaba - Casa Branca / SP | Adelmo Carneti
Para os amantes e curiosos da fruta jabuticaba, a atração conta com mais de 30 mil pés de jabuticabeiras. Conhecida como a “Capital da Jabuticaba”, a cidade abastece muitos estados do país, atingindo 70% da distribuição da fruta pelo Brasil.

Já no mês de outubro, os turistas se deliciam com a Festa da Jabuticaba. Este ano a programação é para 7 a 22 de outubro de 2017 (a confirmar).

No evento há diversas guloseimas feitas com a fruta in natura ou derivados como licor de jabuticaba, cachaça de jabuticaba, doce da casca de jabuticaba, geléia, rosca recheada, bolo recheado, pudim, trufas, pão de mel, entre outros.


Cidade próxima: Santa Rita do Passa Quatro

*

Como chegar em Casa Branca - SP



Nenhum comentário