O que fazer em Barra Bonita, uma cidade romântica no interior de SP

Uma das cidades românticas e muito bonitas do interior de SP é Barra Bonita, destino certo para quem busca passeios à beira das águas (ainda) limpas do Rio Tietê. A cidade romântica é uma boa opção para casais e apaixonados por história e ecologia, onde é possível, inclusive, banhar-se nas águas do rio.

A cidade de Barra Bonita tem o nome originário de um córrego que se situa, até hoje, no centro da cidade. Localiza-se a 278 quilômetros da capital e tem como grande atrativo o Rio Tietê. O turismo é beneficiado pela paisagem natural e pela interferência humana, caso da bela ponte Campos Salles e da eclusa que atrai principalmente o turista interessado em história e ecologia.

Viagem em SP: O que fazer em Presidente Epitácio
***
Ponte pênsil e turismo no Rio Tietê no interior de SP | CC


O que fazer em Barra Bonita?

No Rio Tietê, em Barra Bonita, é possível pescar, praticar canoagem e até mesmo banhar-se ou mesmo fazer um belo passeio de barco com almoço à bordo. Uma das atrações turísticas mais divulgada e conhecida na cidade é a eclusa que fica junto à Usina Hidroelétrica que leva o nome do município e possui 148 metros de comprimento, 12 metros de largura, com desvio máximo de 25 metros.
A eclusa foi inaugurada em 1973 para viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná, sendo a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente e hoje em dia atrai em média 15 mil turistas ao mês. É uma boa opção de passeio que resgata um pouco da história da cidade.
O Memorial do Tietê é outro local onde os turistas podem conhecer mais sobre a história do rio. O espaço multicultural é dotado com rico acervo bibliográfico e imagens contendo informações sobre meio ambiente, fauna, flora, recursos hídricos, bacias hidrográficas, esculturas, maquetes, equipamentos e pôsteres.
Para quem quer descobrir mais sobre o município, há o Museu Histórico Municipal Luiz Saffi. Uma curiosidade: antes do Museu ser instalado no prédio em 1988, o local funcionava como ramal ferroviário e se chamava Estação de Trem Barra Bonita. Hoje o espaço possui várias salas de exposições que contém um grande acervo de fotos, objetos e histórias datadas do início da cidade.

O visitante ainda pode reservar tempo para conhecer a Praça do Artesanato, que funciona na avenida Pedro Ometto, s/n (em frente ao porto), de terça a domingo, inclusive aos feriados de 2017/2018.
O turista pode visitar a Ponte Campo Salles, conhecida também como Ponte dos Arcos, é o maior patrimônio de Barra Bonita. Foi importada da Alemanha durante o governo do presidente Campos Salles, inaugurada em 5 de março de 1915 e liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê. Sua estrutura é inteira metálica, o que faz com que à noite fique ainda mais bonita.

Rio Tietê e barragem em Barra Bonita, interior de SP | CC
No porto de Barra Bonita por onde passa o Rio Tietê, o visitante encontra um local para momentos agradáveis num passeio romântico pelo interior de SP.

Há grandes barcos à disposição dos turistas para longos passeios a dois pelas águas do rio. Antes do embarque pode-se tomar um lanche ou beber alguma coisa numa das muitas lanchonetes existentes no local.
E também quem visita a cidade pode apreciar no calçadão Beira Rio a saída e chegada de barcos, a passagem rápida das águas ou até curtir durante algumas horas uma agradável pescaria. Além de observar garças, passarinhos e outras aves que são bem comum encontrar em Barra Bonita, onde pode-se ainda fazer um passeio de bonde.

Roteiro pelo interior: O que fazer em Avaré?

*

Como chegar em Barra Bonita?

Nenhum comentário