O que fazer em Americana, cidade perto de Campinas, SP

Americana é destaque no turismo regional. A cidade pertinho de Campinas é referência na região para compras de roupas e festas no interior.
Distante 129 km de São Paulo, próximo a Campinas, está Americana, cidade de 138 anos e população estimada em 212 mil habitantes. O município é referência para o turismo regional, especialmente por três motivos: sua vocação comercial, a Festa do Peão Boiadeiro de Americana e o Roteiro de Buteco.

***

O que fazer em Americana/SP?

Parque Dona Albertina - Americana / SP | Paulo Li
Historicamente conhecida como Princesa Tecelã, por abrigar diversas tecelagens, Americana recebe inúmeros visitantes diariamente em busca de roupas e tecidos. 

O marco da vocação para a indústria têxtil é a Fábrica de Tecidos Carioba, considerada berço da industrialização de Americana. Ao redor da fábrica formou-se o bairro Carioba, que por várias décadas foi o centro da atividade têxtil que depois se irradiou para a Vila Americana.
Quem vai fazer compras pode conhecer os principais pontos turísticos da cidade do interior paulista, como as matrizes nova e velha de Santo Antonio, padroeiro da cidade. A matriz velha é do final do século 19, construída em estilo barroco por imigrantes italianos. Já a nova, em estilo neoclássico, impressiona pela imponência: mede 22 metros de altura em 80 metros de comprimento, com 30 metros de largura.
O Zoo Americana e o Jardim Botânico são opções para quem gosta de estar próximo da natureza. O zoológico possui 500 animais, entre répteis, aves e mamíferos, totalizando mais de 100 espécies diferentes e recebe em média 500 mil visitantes por ano. O Jardim Botânico possui 8.500 mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas e é frequentado por famílias e adeptos de corrida e caminhada.
A Avenida Brasil assume o papel de cartão-postal da cidade. Localizada na área central, possui majestosas palmeiras-imperiais e é prestigiada por todos os americanenses. Totalmente revitalizada, a via abriga bares e restaurantes com vasta programação musical e gastronômica. Corredor de acesso ao Zoo Americana, a avenida é frequentemente utilizada para a prática de caminhadas, corridas ou pedaladas.

Cidade próximaO que fazer em Campinas no final de semana
Grandes eventos atraem inúmeros visitantes para Americana, especialmente das cidades da região. Um dos principais é a Festa do Peão Boiadeiro de Americana, promovida pelo CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana) no mês de junho. O evento completa 31 anos em 2017 e reúne em torno de 350 mil visitantes em dez dias de programação. A festa recebe os principais peões do país e grandes nomes da música se apresentam na arena de shows.
Outro destaque da agenda americanense é o Roteiro de Buteco, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O festival gastronômico tem duas versões no ano, inverno e verão, que acontecem no final do primeiro semestre (entre junho e julho) e no final do segundo (entre novembro e dezembro). A proposta é descobrir os melhores petiscos dos butecos da cidade. O encerramento é marcado pela premiação dos melhores bares – e seus pratos concorrentes – e garçons.
O Café Caipira é mais um atrativo cultural da cidade. Realizado na Casa de Cultura Hermann Muller Carioba, o evento faz o resgate e lembra a cultura caipira do povo do interior do Estado de São Paulo. O projeto trabalha a cultura de raiz, no intuito de manter viva a tradição caipira da região.

*

Como chegar em Americana?

Nenhum comentário