O que fazer em Taubaté-SP

Distante a 128 quilômetros da capital, Taubaté é uma cidade gostosa para um passeio de final de semana com a família e crianças pequenas no interior de SP. É lá que fica o Museu Mazzaropi.

Com uma localização privilegiada na região do Vale do Paraíba, a cidade de Taubaté, fica próxima de praias paulistas como Ubatuba, no Litoral Norte, e de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. Além disso, é a terra natal do escritor Monteiro Lobato, motivo pelo qual recebeu o título de “Capital Nacional da Literatura Infantil”.

Roteiro em Taubaté

Para quem gosta das histórias do escritor, uma boa opção é visitar a casa onde Lobato nasceu e viveu até os 12 anos. Atualmente, o local abriga o Museu Histórico e Pedagógico, que reúne um acervo de objetos pessoais e toda a obra do autor. Anexo ao Museu há também uma extensa área verde e espaços para apresentações teatrais com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, sua obra mais famosa.
Mas não é apenas a literatura infanto-juvenil a marca registrada de Taubaté. A cidade ainda conta com um museu dedicado ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi. O local reúne em seu acervo mais de seis mil documentos sobre o artista. Diversas peças cenográficas, assim como equipamentos de época utilizados por ele, estão à disposição dos visitantes. Além de contarem a história do comediante, também ensinam sobre a trajetória do cinema brasileiro.
No Museu Mazzaropi é possível visitar a “Casa do Jeca”, que já existia quando o ator comprou a fazenda para construção de seus estúdios e foi aproveitada por ele como cenário em seus últimos cinco filmes.

***
Artesanato

Outro ponto turístico bastante visitado na cidade é a Rua Imaculada Conceição. Situada numa colina ao sul da cidade do interior do Estado, no Alto São Pedro, é conhecida pelas festas folclóricas e artesanato popular executado pelos Figureiros e pela Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
No local, os turistas podem acompanhar o processo de produção das peças decorativas, representando os tipos folclóricos da região, peças natalinas, principalmente com imagens da Sagrada Família e que retratam o cotidiano da cidade do interior de SP.

-- O que fazer em Bragança Paulista?


Cristo Redentor, em Taubaté-SP | CC
Entre outras atrações, estão a estátua de 13 metros de altura do Cristo Redentor, que  é um símbolo da religiosidade de Taubaté, a Capela de Nossa Senhora da Paz que fica aos pés da estátua e a antiga estação ferroviária. Na estação fica em frente ao parque Dr. Barbosa de Oliveirapreservou sua arquitetura original. 
Aproveite as férias escolares e viaje com a família para conhecer Taubaté, uma das melhores cidades para viajar com crianças no interior de SP.
Como chegar em Taubaté-SP

Distante a 128 quilômetros da Capital paulista, o motorista tem duas opções para chegar a Taubaté: as rodovias Dutra – BR 116 e Governador Carvalho Pinto – SP 70.

Nenhum comentário