O que fazer em Paranapanema-SP?

Uma cidade para a prática de esportes de aventura, ecoturismo e lazer rural. Estas são algumas das coisas para fazer em Paranapanema, cidadezinha do interior de SP. 

A estância turística reserva aos turistas e visitantes, muita beleza natural e um intenso contato com o meio ambiente. O Rio Paranapanema é um dos maiores e mais limpos rios do Estado de São Paulo e oferece diversas atividades náuticas para passeios divertidos e legais no interior de SP.
Situado a 256 km da capital paulista, a cidade, romântica e turística de SP, é banhada pela represa Jurumirim, e assim como Botucatu, também integra o Pólo Turístico Cuesta – consórcio turístico de dez municípios do interior do Estado, criado em 2001, para desenvolver o turismo de forma regional e sustentável.
Suas formações rochosas de rara beleza, fauna e flora exuberantes, são o cenário ideal para os viajantes que gostam de ecoturismo. Além disso, o Rio Paranapanema, cercado por diversos balneários paradisíacos, torna-se refúgio ideal para se refrescar no verão.

-- Dicas de cidades românticas no interior de SP

***
O rio Paranapanema é um dos rios mais importantes do interior do estado de São Paulo. Ele é um divisor natural dos territórios dos Estados de São Paulo e Paraná. Com uma extensão de 929 km em um desnível de 570m o Paranapanema é o rio menos poluído do estado de São Paulo. A foto acima foi feita em Piraju no trecho das corredeiras do Rio Paranapanema | CC


O que fazer em Paranapanema?

Um dos passeios imperdíveis em Paranapanema é a Estação Ecológica. Situada a 25 km do centro histórico, a região preserva uma grande área de Mata Atlântica, abrigando muitos animais e plantas com risco de extinção, como o Veado-Catingueiro, o Tamanduá Bandeira, a Paca, o Jacu, a Jaguatirica, a Araponga e muitos outros.
Às margens da Represa Jurumirim, os visitantes poderão encontrar a Ilha do Sol. De acesso livre, o local possui espaço para práticas esportivas como futebol, vôlei de areia, além de esportes náuticos, como vela, canoagem e jet-ski.

A Ilha também dispõe de pesqueiro, rampa para embarcações e possibilita aos visitantes horas agradáveis em contato com a natureza e, ao final das tardes, um maravilhoso pôr-do-sol.

***

Campos de Holambra

Outro passeio indispensável é uma visita aos Campos de Holambra, um distrito de Paranapanema. A região é nacionalmente conhecida pela produção de flores e frutas de clima temperado (pêssegos, ameixas, nectarinas e maçãs), além de possuir uma das maiores usinas de beneficiamento de algodão da América Latina.
Quem visitar a região ainda pode conhecer a Casa do Imigrante, uma réplica das primeiras casas onde os colonos holandeses se estabeleceram quando chegaram da Europa. O espaço está aberto para visitação de 2ª a 6ª dás 07h30 às 16h30.

O Museu Histórico da Fazenda das Posses também conta a história da fundação de Campos de Holambra, por meio de fotos, objetos e histórias narradas pelo senhor Antônius J. J. Eltink, um dos responsáveis pela sua criação e manutenção. As visitas são gratuitas, mas precisam ser agendadas com antecedência.

*

Como chegar em Paranapanema?

Nenhum comentário