O que fazer em Joanópolis - trilhas e a maior cachoeira de SP

Uma cidade bonita e bem próxima de São Paulo, Joanópolis é uma cidade romântica ideal para finais de semana com namorado em um refúgio para casais aventureiros em busca de emoções no interior do estado.

Encravada num vale da Serra da Mantiqueira, a singela e acolhedora Joanópolis é o endereço certo para os turistas que buscam um pouco de paz e ar puro, longe do estresse das grandes metrópoles. 
O jeito simples e pacato de uma típica cidade do interior encantam: povo simpático e hospitaleiro, carroças circulam tranquilamente pela praça da matriz, o coreto, a antiga pharmácia (com a grafia antiga mesmo), além da igrejinha de São João Batista.

-- Roteiros de Ecoturismo em SP


Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis - SP | CC

O que fazer em Joanópolis?

Com 154 metros de queda, o cartão postal da cidade é a cachoeira dos Pretos – uma das maiores cachoeiras de SP. Situada em área de preservação ambiental, o local abriga a nascente do Rio Piracicaba.

Ao contrário do que muitos pensam, o nome da cachoeira não tem nada a ver com escravos. Veio do sobrenome de uma família de bandeirantes que morou e que ainda é dona das terras na região. A cachoeira é indicada para a prática do rapel, mas cuidado -- não é indicada para mergulho por causa da quantidade de pedras que existem lá embaixo.


A Cachoeira dos Pretos é uma das maiores quedas d’agua de SP, com mais de 150 m de altura | Elias Gomes
Outras cachoeiras legais para nadar na região são a Cachoeirinha, que fica no caminho para a cachoeira dos Pretos, e cachoeira dos Pires, que requer uma caminhada de 40 minutos em trilha de nível médio.

Outro ponto de interesse é a represa do Rio Jacareí também é bastante visitada pelos turistas. Com uma área total de 50 quilômetros quadrados, o local possui vários mirantes que proporcionam lindos visuais – isso sem falar da prática de esportes náuticos como passeios de barco, jet ski, caiaque e pescaria.


Gigante adormecido | Elias Gomes
Você também não pode deixar de conhecer a formação rochosa que ganhou o nome de Gigante Adormecido – o recorte das montanhas com o céu produz uma silhueta que lembra um homem deitado. Ela fica na divisa com o município de Extrema (MG). Dali é possível ver diversas cidades da região. O ponto mais alto é o Pico do Lopo com 1.725 metros de altitude. Neste local existem rampas para a prática de asa delta.
Para quem curte a mata, riachos e animais, o trekking é uma excelente opção – não se esqueça de levar uma câmera para fotografar as paisagens. Se quiser algo mais radical, opte pelo mountain bike. A cidade oferece diversas trilhas de bike em SP. Os jipeiros em 4x4 e motoqueiros do motocross podem fazer roteiros pelas estradas que ligam Joanópolis às cidades do sul de Minas.

Por fim, outra atração na cidade é o resort Monte das Oliveiras. Um dos melhores hotéis de luxo de SP e um dos resorts mais próximos de SP. O lugar é bastante procurado para viagens de lua de mel em SP. A cidade possui pousadas e chalés também.

***

Como chegar em Joanópolis?



Localizada a 115 quilômetros da Capital, o acesso a Joanópolis é feito rodovia Fernão Dias (BR-381). Vá até o Km 2 e pegue a saída para Joanópolis. Continue por mais 18 quilômetros pela Estrada Entre Serras e Águas.

Nenhum comentário