O que fazer em Guararema?

Guararema é uma cidade histórica e bucólica, por isso muito romântica. Às margens do Rio Paraíba do Sul, o município paulista se destaca pelo cenário natural e igreja com a imagem de São Longuinho.

Guararema está localizada a 83km da capital paulista, próxima ao Rio Paraíba do Sul.

Roteiro em Guararema-SP

A cidade turística se destaca pelo cultivo de orquídeas, Natal iluminado e outros eventos | Ken Chu

Quem visita o município pode conhecer mais sobre a história de uma cidade romântica em SP envolta por belas paisagens como o Parque da Pedra Montada e a Igreja de Nossa Senhora da Escada, que abriga a imagem de São Longuinho.

Logo no início do passeio, é interessante que os turistas saibam que o nome da cidade provém do tupi e significa Pau D’Alho, devido à abundância dessa árvore na região. No cartão-postal de Guararema, o Recanto Américo-Pau D´Alho, há um exemplar com 33m de altura. O local é ótimo para relaxar na viagem e observar as margens do Rio Paraíba do Sul.

Já no Parque Municipal da Pedra Montada, o visitante encontra uma curiosa escultura natural: uma belíssima sobreposição de pedras – cada uma medindo cerca de 9m de comprimento por 2,5m de altura – que garante ótimas fotos do cenário.


Passeio Turístico Cultural de Locomotiva - Guararema | Ken Chu
Na Estação da Estrada de Ferro do Brasil, o turista tem a chance de voltar no tempo e conhecer o principal marco da fundação da cidade. A construção em estilo inglês, de 1876, foi transformada em Centro Cultural e hoje abriga a Secretaria Municipal de Cultura.

O passeio de trem no interior de SP remete ao passado. O passeio turístico faz o trajeto que sai do centro da cidade e percorre a região até o Bairro de Luís Carlos.

Outro ponto turístico bonito para tirar belas fotografias é a Ilha Grande. Localizada no centro de Guararema, o local chama atenção pelas trilhas, playground e pelos belos jardins.
-- Pesquise hotéis em Guararema

Igreja Matriz de São Benedito, em Guararema | CC
**

Turismo religioso no interior de SP
Guararema possui um rico acervo religioso, são várias igrejas que despertam olhares admirados e também aguçam a fé. Um exemplo é a Igreja Nossa Senhora da Escada, construída em 1652 pelos jesuítas. Esta é a única capela no Brasil que possui no altar a imagem de São Longuinho, conhecido popularmente como o santo dos objetos perdidos.
A Igreja de São Benedito retrata uma parte da história da cidade, sendo considerada a matriz de Guararema. A construção teve origem quando a ex-escrava Maria Florência, com suas economias e a ajuda de outros fiéis, em 1875, conseguiu construir a capela em homenagem ao santo de sua devoção.  
Já para chegar à Igreja Nossa Senhora D´Ajuda, o turista precisa subir 81 degraus. Lá é possível observar a construção de 1692, às margens do Rio Paraíba do Sul, que abriga a imagem da santa em terracota.

***

Como chegar em Guararema-SP?

Nenhum comentário