Meu filho pode viajar sozinho?

As férias escolares estão aí! Na correria e na ansiedade da viagem, muitos pais podem esquecer de detalhes importantes, como documentação necessária para viajar com crianças e o que fazer para garantir o bem-estar e a diversão delas. 

Confia a seguir recomendações importantes e dicas para os pais viajarem tranquilos e garantirem a alegria dos filhos nas viagens de férias.

Para se hospedar em qualquer hotel, menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus pais ou responsáveis. No segundo caso, deve ser apresentado documento de autorização dos pais, assinado e com firma reconhecida em cartório. 

-- Dicas de lugares para viajar com crianças em SP


Crianças podem viajar sozinhas, mas é preciso atenção | Pixabay

Em qualquer caso, mesmo na companhia dos progenitores, o menor deve, durante o check in, apresentar documento de identificação oficial com foto, que confirme sua identidade e filiação. 

Se a viagem for de avião dentro do Brasil, o menor de 0 a 17 deve apresentar documento de identidade que confirme a filiação, caso esteja viajando com ambos os pais ou com um parente de até 3º grau (irmãos maiores, tios, avós, bisavós)

Se viajar com um dos pais apenas ou com um responsável, ele deverá apresentar autorização registrada em cartório, assinada por ambos os pais, outro responsável ou pelo Juizado de Menores. Clique aqui para ver o modelo.

Em caso de viagem aérea internacional, o menor de 0 a 17 anos, se estiver viajando com apenas um dos pais, deve apresentar autorização judicial com firma reconhecida do outro progenitor. Clique aqui para mais informações.

Para viagem com outros responsáveis ou parentes de até 3º grau, será necessária uma autorização judicial com firma reconhecida de ambos os pais ou responsáveis legais

Para o embarque de menores desacompanhados de 05 a 17 anos e 11 meses, seja em viagens aéreas nacionais ou internacionais, é obrigatório apresentar autorização judicial assinada por ambos os pais ou responsáveis legais.

Nenhum comentário