O que fazer em Aparecida?

Aparecida, que tem a Basílica de Nossa Senhora Aparecida como sua principal atração, é uma cidade perto de SP com energia boa para descansar e inspirar-se.

Situada na região do Vale do Paraíba, a 170 km da capital paulista, a cidade de Aparecida (também conhecida informalmente como “Aparecida do Norte”) é um lugar próximo da capital com destaque para o turismo religioso.

No feriado de 12 de outubro são esperados milhares de fiéis para as celebrações das missas na catedral de Nossa Senhora Aparecida, a “Padroeira do Brasil”. 

Onde ficar em Aparecida: Hotel Rainha do Brasil. A Pousada do Bom Jesus também é boa opção.


Santuário de Aparecida do Norte

Basílica de Nossa Senhora Aparecida, "a padroeira do Brasil" | Pixabay
A primeira igreja, construída em 1745 no Morro dos Coqueiros, hoje Praça Nossa Senhora Aparecida, era feita de taipa e ruiu, a chamada Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida, um marco na história da cidade, e ainda hoje recebe romeiros e peregrinos que visitam a cidade turística.

Basílica Nova -- o Santuário Nacional, foi construída em 1888, e ligada por uma passarela de 500 metros à Basílica Velha, em estilo barroco.
O Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi consagrado em 1980, quando o papa João Paulo II esteve no Brasil.

Leia também: A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes

***

O que fazer em Aparecida

A matriz Basílica foi construída em 1745, e abrigou a primeira imagem de Nossa Senhora Aparecida | Ken Chu
Atualmente a Basílica dispõe de um centro comercial dentro do seu estacionamento, com lojas de diversos tipos, além de uma praça de alimentação bastante completa para atender os turistas. 

Há também no local o Aquário de Aparecida, que possui tanques com espécies de água doce e salgada, uma boa atração para quem visita a cidade com crianças. 
Pontos turísticos

Passeio de balsa para saber os detalhes a descoberta da imagem de Nossa Senhora da Aparecida em 1717 | Ken Chu
O Porto de Itaguaçu, localizado no Rio Paraíba do Sul, foi construído com ponto de visitação para os romeiros, no local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada. No porto, é possível chegar até a beira do rio, por meio de um local asfaltado. Também é possível realizar um passeio de barco pelo rio. 

O entorno do porto possui diversos restaurantes, lojas de roupas e artigos religiosos, além de infraestutura (iluminação, sanitários, água potável). Para chegar ao Porto, vale a dica do passeio romântico de charretes, que saem do centro da cidade, proporcionando um roteiro bastante agradável.

Cidades em SP com roteiros religiosos

***

Como chegar em Aparecida

Nenhum comentário